Ação Social

Quem Somos
A JASB – Junta de Ação Social Batista – é uma organização executiva da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo. Nossa tarefa é fomentar a participação dos batistas capixabas nas ações de cunho social em todo o território estadual. Há inúmeros exemplos bíblicos para nos nortearem em relação à nossa obrigação de agir socialmente. Em especial, nosso maior exemplo bíblico é o próprio Jesus Cristo, quem não poupou esforços para que não somente o espírito, mas o corpo e a alma fossem resgatados. A ação social que pretendemos realizar, ainda hoje, é exatamente essa: uma ação integral, que possa dignificar a pessoa como um todo, contribuindo para o resgate social ainda tão necessário nos dias atuais.

  • Somos parceiros do Estado em suas diversas esferas, para a consecução dos objetivos constitucionais emanados em nossa Carta Magna.
  • Assistimos igrejas batistas na compreensão de problemas sociais locais, na montagem de programas e projetos e na busca de financiamento das operações, no curto e no longo prazo.
    Cremos que, agindo assim, cooperamos na propagação da Palavra do Evangelho, na prática, oferecendo o que os cristãos têm de melhor: o Amor a Deus e aos nossos semelhantes. É como nos exorta a carta de Tiago, em seu capítulo 2.

Diretoria
A Diretoria é a mesma da CBEES

Diretor Executivo interino: Diego Bravim

Missão
Prestar assistência integral aos indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, através das unidades de atendimento e das igrejas batistas do estado do Espírito Santo.

Visão
Ser referência como agente de transformação social, atuando com inovação e qualidade no estado do Espírito Santo.

Conheça mais
A JASB tem todas as certificações exigidas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), bem como as renovações anuais de sua Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. Os balanços são publicados anualmente, durante a Assembleia Geral Ordinária da JASB. A JASB é registrada em todos os Conselhos Municipais em que opera, tanto na área da Assistência Social quanto nos conselhos de diretos da Criança e Adolescente.

Como ofertar?

Envie sua oferta para BANESTES ag. 084, conta 3.767.852
emitiremos o recibo conforme sua oferta depois que a mesma for confirmada junto ao doador.

Lar Batista Albertine Meador

Casas lares para crianças e adolescentes do sexo feminino em risco social.

Missão
“Investir na vida de meninas de 0 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social, através do acolhimento e da educação, com dedicação e amor, promovendo a reintegração ou adoção”.

Visão
“Ser uma instituição restauradora de vidas, referência no cuidado de crianças e adolescentes.”

Casas Lares:

Público atendido no ano: 
Mirim: acolhimento institucional de até 12 crianças de 0 a 11 anos, do sexo feminino.
Adolescentes: acolhimento de até 12 adolescentes de 12 a 18 anos, do sexo feminino.

Desde 23 de setembro de 1949 a Casa Lar Batista Albertine Meador oferece serviço de acolhimento Institucional, apoio e proteção integral por 24 horas, atendendo a 24 crianças e adolescentes do sexo feminino – 0 a 21 anos, localizado à Rua Santos Dumont, nº 120, Laranjeiras – Serra-ES. CEP 29.165-020

Todas as crianças e adolescentes são encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude da Serra por terem tido seus direitos básicos violados. São meninas vítimas de negligência, abuso sexual, violência, pobreza extrema e/ ou abandono.

Projeto Ensinai

O Ensinai é um projeto social em parceria com a JASB, que tem como prioridade oferecer atendimento sócio educativo e recreativo para 20 crianças de 4 a 6 anos no período de contra turno escolar.

Seu público é o Bairro da Penha e adjacências que possui em seu contexto famílias carentes e que aguardam vaga para inserção de seus filhos no período integral. Além da falta de vaga, há o problema do conflito social da região que impossibilita o trânsito entre os bairros, piorando a situação das famílias.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar oportunidade de desenvolvimento integral para crianças de baixa renda. Oferecer um espaço seguro e saudável para se desenvolverem no período em que não estão na escola.

Contribuir para o bom desempenho no processo de ensino, socialização e cidadania.

CAM

Marinheiros mercantes nos portos locais, independente de nacionalidade, credo religioso ou patente, com apoio social e espiritual.

O CAM é uma Agência de bem-estar que está fundamentada na Convenção OIT 163 “Sobre o bem-estar dos Trabalhadores Marítimos no Mar e no Porto”, ratificada pelo Brasil através do Decreto nº 2669, de 15 de Julho de 1998.

Anualmente a equipe do CAM visita cerca de 720 navios nos portos da Grande Vitória, atendendo cerca de 3.000 marinheiros mercantes, sem qualquer discriminação, com serviços gratuitos, visitação a bordo e orientação para suas atividades fora do navio. Suas principais atividades são: atendimento social, capelania, visitas aos marinheiros hospitalizados, assistência ao marinheiro e às suas necessidades materiais, econômicas e espirituais, além de disponibilizar internet gratuita e telefonia em um valor acessível. O CAM realiza uma campanha em conjunto com a Prefeitura de Vitória contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nos portos locais, ajudando assim a fortalecer também a rede de proteção.

O CAM atua na promoção dos direitos humanos dos marinheiros. Num caso mais recente em que se fez relevante, a equipe do CAM foi acionada para socorrer um marinheiro que sofria uma crise renal bem no meio do pátio do Porto de Vitória. O capelão se dirigiu ao local e pode conversar em Inglês com o marinheiro e, a tempo, tomou providencias para que aquele fosse direcionado ao serviço público de saúde. Numa outra ocasião havia uma tripulação inteira nervosa por não ter tempo suficiente para sair do navio para fazer a compra de frutas e verduras, abastecimento para os próximos 20 dias de viagem. O capelão que foi a bordo ofereceu o transporte gratuitamente para levar 6 marinheiros a um mercado local para fazer a compra necessária; provimento para toda uma tripulação de 23 marinheiros! Os marinheiros hospitalizados também recebem atenção especial, pois com o apoio dos capelães podem se comunicar com a equipe médica, contribuindo para o seu restabelecimento.

Os capelães ajudam a acalmar, confortar e encorajar os marinheiros que se encontram hospitalizados. Em um desses atendimentos foi encontrado um jovem marinheiro chinês, que, muito nervoso, tentou por diversas vezes fugir do hospital na Grande Vitória; mas, com a visita e aconselhamento da capelania do CAM, ele se acalmou e cumpriu toda a sua internação sem causar maiores transtornos.