História dos Batistas no ES

VIGOR MISSIONÁRIO

Deus sempre levantou pessoas, para a expansão da obra missionária. Em nosso estado não foi diferente, homens consagrados e com o ardor missionário, foram enviados por Ele, para que trouxesse a mensagem de salvação, Entre eles destacamos: o irmão Francisco José da Silva, Dr. Zacarias C. Taylor, Jorge Claro ambos da Bahia e A. L. Dunscan de Campos (RJ). Pelo Trabalho missionário destes, foi organizada em 21 de agosto de 1903 a 1ª Igreja Batista no Espírito Santo, no Município de Brejetuba em Alto Firme, com 60 membros.

No dia 24 de agosto de 1903, em Figueira de Santa de Fé foi organizada a 2ª Igreja Batista, com 17 membros.

E no dia 02 de Setembro de 1903, organizaram a 3ª Igreja Batista, no município de Vitória com 14 membros, cuja sede ficava no Morro de Argolas. No final de 1903 estava estabelecido o trabalho Batista no estado do Espírito Santo, com 3 Igrejas, 91 membros e 1 Pastor , por nome de Francisco José da Silva, convém ressaltar que este irmão foi o Pastor destas três novas igrejas

e o primeiro brasileiro a ser consagrado ao Ministério da Palavra no estado do Espírito Santo.

E durante estes quase 100 anos de trabalho Batista no Estado, podemos render louvores a Deus em favor destas vidas que não mediram esforços para trazer até nós uma mensagem de Paz, Esperança e Vida Eterna. E rogamos a Deus que a cada crente espalhado por este estado, possa continuar, ANUNCIANDO PAZ ÀS NAÇÕES.

Transparência

Às Igrejas Batistas do Estado do Espirito Santo,

A Convenção Batista do Estado do Espirito Santo ao longo de sua história tem desenvolvido sistemas e processos para demonstrar transparência de sua administração. Com objetivo único de levar aos pastores e membros das igrejas arroladas informações relevantes sobre administração dos recursos enviados à Convenção e o funcionamento do nosso sistema de gestão, organizamos de forma didática esse documento, que segue apresentando em ordem os seguintes assuntos:

  • Gestores e responsabilidades
  • Orçamento e distribuição de recursos
  • Fiscalização, controle e fóruns de decisão

  • 1. GESTORES E RESPONSABILIDADES.

    1.1 Diretoria

    A Convenção é dirigida por uma diretoria eleita em assembleia geral, com responsabilidades previstas em estatuto e regimento interno, que tem poder de decisão no interregno das assembleias e reuniões do Conselho Geral. (Estatuto da CBEES Artigo 5º § 8º ; Artigo 18 inciso VI e Artigo 36 § único.)

    1.2 Conselho Geral

    A Convenção tem no interregno de assembleias reuniões do Conselho Geral, que tem poder para tomadas de decisões e deliberar sobre assuntos encaminhados pela assembleia.

    O Conselho é composto por 12 membros eleitos pela assembleia geral da CBEES, pelos presidentes das 17 associações, pelos presidentes e executivos das organizações executivas e auxiliares da CBEES, todos com direito a voz e voto, exceto os executivos ou contratados por organizações que compõem o conselho como assessores.

    Conforme o estatuto (Artigos 16 e 18) e Regimento Interno (Artigo 40), são realizadas três reuniões por ano, além dos conselheiros que são convocados, qualquer membro de nossas igrejas e congregações que estejam arrolados podem participar com carta de recomendação assinada pelo pastor, tendo assim direito apenas de voz.

    1.3 Diretor Geral

    A Convenção tem um Diretor Geral com responsabilidade de cumprir e fazer cumprir os documentos internos da instituição, além disso, o Diretor deve administrar os recursos e distribui-los conforme aprovação do orçamento geral em assembleia, como estabelece o Estatuto Artigo 20 e Regimento Artigo 47.

    2. ORÇAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS

    Os recursos enviados à Convenção por meio do plano cooperativo e das ofertas de missões, tem sua destinação direcionada através do orçamento anual aprovado pela Assembleia Geral conforme estabelece o Estatuto (Artigos 7º e 6º § 13) e o Regimento Interno (Artigo 5º § 9º).

    Os recursos são distribuídos em percentuais para as organizações da seguinte forma:


    2.1 Orçamento
    2.2 Distribuição de recursos



    3. FISCALIZAÇÃO, CONTROLE E FÓRUNS DE DECISÃO

    3.1 Comissão de Finanças

    Nossa forma de controle e fiscalização é direcionada pelo estatuto e regimento interno da Convenção. A diretoria nomeia como previsão regimental uma COMISSÃO DE FINANÇAS, Regimento Interno Artigo 55, que tem o papel específico de preparar o orçamento anual que é apresentado na assembleia geral. Esta mesma comissão sugere à diretoria, ações relacionadas as áreas financeiras da Convenção e de suas organizações executivas, e também apresenta pareceres ao conselho nas reuniões para que os mesmos sejam apreciados.

    3.2 Conselho Fiscal

    Além da comissão de finanças que se reúne com frequência temos um CONSELHO FISCAL eleito pela assembleia, Estatuto Artigo 8º e Regimento Interno Artigos 64 a 69, que atua no controle com poder de sugerir a assembleia intervenções caso seja necessário. O conselho fiscal tem como base de trabalho os pareceres da comissão de finanças, os relatórios financeiros contábeis preparados pela contabilidade e administração.

    3.3 Auditoria Externa

    Todos relatórios da Convenção e de suas organizações executivas são auditados por uma empresa terceirizada (Regimento interno Artigo 70) que não tem vínculo trabalhista com a instituição. Essa auditoria emite pareceres técnicos embasados nas regras de legislação contábil do Brasil.

    Portanto, de maneira resumida, conclui-se que nossos relatórios financeiro e contábil são submetidos à três esferas: Comissão de finanças, Auditoria Externa e Conselho Fiscal.

    3.4 Fóruns de discussão

    Os fóruns de discussões sobre os relatórios são as reuniões do conselho geral e as assembleias ordinárias e extraordinárias de nossa Convenção. Nas reuniões do conselho os conselheiros podem propor, sugerir, aprovar ou reprovar. Nas assembleias que são constituídas pelos membros credenciados por suas igrejas, os inscritos têm direito a voz e voto, podem propor, sugerir, aprovar e reprovar as contas.

    Obs: Qualquer membro de uma igreja batista inscrito em assembleia tem direito as publicações de relatórios: Estatuto Artigo 6º.

    4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Observando que a Convenção Batista do Estado do Espírito Santo trabalha para servir as Igrejas Batistas arroladas, oferecendo-lhes apoio e capacitação, para que cumpram com excelência sua missão de atuar em meio à sociedade como agente de transformação, sentimo-nos honrados em poder dar transparência na aplicação dos nossos recursos porque queremos que você e sua igreja sintam-se representados, acolhidos e servidos pela nossa Convenção.

    Continuaremos, portanto, sempre dispostos ao propósito pelo qual Deus nos instituiu, trabalhando com ética e lisura, administrando os recursos e investindo no Reino.



    Despedimo-nos em Cristo,

    Pr. Márcio Soares – Presidente da CBEES
    Pr. Diego Bravim – Diretor Geral da CBEES

    Equipe

    Quem te representa

    DIRETORIA 2018/2020

    Pr. Marcio da Silva Soares (PIB Muniz Freire) Presidente
    Pr. Lemim Lemos (PIB Praia da Costa, Vila Velha) Primeiro Vice presidente
    Pr. Tiago Lopes Pedro (PIB Campo Grande, Cariacica) Segundo Vice presidente
    Pr. Missionária Fabíola Molulo (PIB Praia da Costa, Vila Velha) Terceiro vice presidente
    Pr. Rogerio Borghi (Igreja Batista da Praia do Suá, Vitória) Primeiro secretário
    Pr. Ismael Anderson (Igreja Batista do Vale Encantado, Vila Velha) Segundo secretário
    Pr. Antonio Jorge (Igreja Batista de Pedra D’Água, Iconha) Terceiro secretário

    Presidentes das Associações

    Ir. Job Celestino da Costa Assoc. Batista Noroeste
    Pr. Wesley Moreira De Oliveira Assoc. Batista Norte Central
    Celso Assoc. Batista Cachoeirense
    Pr. Marcos Da Silva Moté Assoc. Batista Oeste
    Pr. Nailson Soares Ferreira Assoc. Batista Neo Pioneira
    Ir. Thiago Cristian Juvencio Assoc. Batista Igs de Vitória
    Pr. José Batista Gomes Assoc. Batista Extremo Sul
    Pr. Josué Vieira Amorim Assoc. Batista Serra
    Pr. Demetrio Basilio Santana Assoc. Batista Ebenézer
    Charles Erivelton Assoc. Batista de Viana
    Pr. Rogério Augusto de Paula Assoc. Batista Vale Rio Doce
    Pr. Janderson da Silva Mota Assoc. Batista Sul Litoral
    Ir. Eduardo Romanholi Assoc. Batista Guarapari
    Ir. Geosafá Freire Silva Assoc. Batista Guarapari
    Pr. Jurandir Rodrigues da Silva Assoc. Batista Nordeste
    Pr. Juliano de Castro Assoc. Batista VilaVelhense
    Ir. Francisco Silva Antônio de Carvalho Assoc. Batista Leste

    RELAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO DA CBEES

     

    Anos Nome Igreja
    2 anos Pr. Anselmo Rosario da Silva Ibm de S. G da Palha
    2 anos Pr. Éliton Xavier Kobi SIB de Laranjeiras
    2 anos Pr. Rafael Simões Vaillant IB Coroado
    2 anos Pr. João Brito Costa Nogueira IEB de Vitória
    2 anos Pr. Wesley Cypriano Barcellos PIB de Viana
    2 anos Pr. Welyngton Herbst Lima PIB Conceição de Castelo
    1 ano Pr. Carlos Alberto Braga de Araujo PiB Flexal l
    1 ano Pr. Luciano Estevam Gomes PIBARA
    1 ano Pr. Washington Pereira Viana Pib Bento Ferreira
    1 ano Pr. Rondineli Athaydes PIB Marechal Floriano
    1 ano Pr. Zildo José do Nascimento PIB de Cachoeiro
    1 ano Pr. Ismael Anderson