História dos Batistas no ES

VIGOR MISSIONÁRIO

Deus sempre levantou pessoas, para a expansão da obra missionária. Em nosso estado não foi diferente, homens consagrados e com o ardor missionário, foram enviados por Ele, para que trouxesse a mensagem de salvação, Entre eles destacamos: o irmão Francisco José da Silva, Dr. Zacarias C. Taylor, Jorge Claro ambos da Bahia e A. L. Dunscan de Campos (RJ). Pelo Trabalho missionário destes, foi organizada em 21 de agosto de 1903 a 1ª Igreja Batista no Espírito Santo, no Município de Brejetuba em Alto Firme, com 60 membros.

No dia 24 de agosto de 1903, em Figueira de Santa de Fé foi organizada a 2ª Igreja Batista, com 17 membros.

E no dia 02 de Setembro de 1903, organizaram a 3ª Igreja Batista, no município de Vitória com 14 membros, cuja sede ficava no Morro de Argolas. No final de 1903 estava estabelecido o trabalho Batista no estado do Espírito Santo, com 3 Igrejas, 91 membros e 1 Pastor , por nome de Francisco José da Silva, convém ressaltar que este irmão foi o Pastor destas três novas igrejas

e o primeiro brasileiro a ser consagrado ao Ministério da Palavra no estado do Espírito Santo.

E durante estes quase 100 anos de trabalho Batista no Estado, podemos render louvores a Deus em favor destas vidas que não mediram esforços para trazer até nós uma mensagem de Paz, Esperança e Vida Eterna. E rogamos a Deus que a cada crente espalhado por este estado, possa continuar, ANUNCIANDO PAZ ÀS NAÇÕES.

Plano Corporativo

O que é?!

Sou fruto da união das igrejas batistas no esforço comum de alcançar o ser humano como um todo. Sou expressão da mordomia de cada crente, como reconhecimento da soberania de Deus em sua vida e consequência, acima de tudo, de um compromisso com o Senhor e o seu Reino. Sou resultado da fidelidade de crentes e igrejas que, com liberalidade, decidem empregar uma parte dos recursos entregues pelas igrejas para que a obra de Deus cresça mais equilibradamente no Brasil e no mundo. Mas eu também sou dinheiro.

Eu sou seus dízimos e ofertas entregues de coração, frutos de uma vida dedicada. Sou o dinheiro muitas vezes escasso de venda de mandioca, de milho, de hortaliças, salários apertados, dinheiro de trabalho pesado numa construção. Dinheiro do povo trabalhador deste Estado. Eu venho de farmácias e postos de gasolina; eu venho de fábricas; eu venho de renda de capitais, apólices e dinheiro economizado; eu venho de salário de aposentados; eu venho das economias de donas de casa fiéis; eu venho do lucro de grandes e pequenas indústrias, comerciantes e profissionais liberais. Eu sou dinheiro consagrado; eu pertenço a Deus e sou parte da grande esperança de ver sua vontade executada na terra. Sim, eu sou DINHEIRO, dinheiro sagrado, dado livremente por gente livre, para a Causa mais sagrada do mundo. Mas eu sou mais que o dinheiro, eu sou gente.

Eu sou missionário em todo o estado, ensinando ao nosso povo e aos de todos os climas e raças o Evangelho de Cristo. Sou jovens aprendendo e contagiando outros com sua alegria e dinamismo, sou homens que atuam nas diversas atividades das igrejas, sou mulheres fiéis, dedicadas e ativas a serviço do Rei, dentro dos templos, lares e comunidades. Sim, eu sou GENTE. Sou testemunha de Cristo, dando nova esperança ao frustrado, colocando um hino nos lábios dos angustiados, mostrando às crianças um caminho seguro, repartindo a alegria e a fé com os que estão em Deus e com os que estão sem a salvação.

O Plano Cooperativo enviado pelas igrejas é investido integralmente na obra batista. São diversas frentes de trabalho beneficiadas com esta arrecadação, dentre elas Missões Estaduais, Fundo de Apoio Ministerial e Apoio às pequenas igrejas.

 

“A melhor e mais eficaz forma de enviar o Plano Cooperativo é por meio do pagamento do Boleto que sua igreja recebe pelos correios ou pode imprimir acessando o Portal Batista www.batistas-es.org.br.”

 

O pagamento feito por meio do Boleto permite que o escritório da CBEES possa identificar imediatamente o nome da igreja que contribuiu e assim divulgar o nome do depositante em nossos livros. Se o depósito for feito diretamente na conta da Convenção sem a utilização do boleto, o valor entrará como depósito não identificado e isso prejudicará a divulgação das igrejas contribuintes.

O Plano Cooperativo é rateado em percentuais.

DESTINAÇÃO DO PLANO COOPERATIVO:
Missões, Educação Cristã, CETEBES, Juventude, Projetos Sociais.

Equipe

Quem te representa

Diretoria

Pr. Doronézio Pedro de Andrade Presidente
Pr. Márcio Soares Primeiro Vice presidente
Pr. Walter Sant’Ana Júnior Segundo Vice presidente
Pr. Tiago Lopes Terceiro vice presidente
Pr. Placidino Primeiro secretário
Pr. Marcos Mateus Segundo secretário
Pr. Rogério Borghi Terceiro secretário

Presidentes das Associações

Ir. Job Celestino da Costa Assoc. Batista Noroeste
Pr. Wesley Moreira De Oliveira Assoc. Batista Norte Central
Pr. Paulo Nunes Schuina Assoc. Batista Cachoeirense
Pr. Marcos Mothé Assoc. Batista Oeste
Pr. Olendino Araujo Assoc. Batista Neo Pioneira
Pr. Thiago Cristian Jucencio Assoc. Batista Igs de Vitória
Pr. Gino da Silva Assoc. Batista Extremo Sul
Pr. Josué Amorim Assoc. Batista Serra
Pr. Demetrio Basilio Santana Assoc. Batista Ebenézer
Pr. Wolmar Craus Assoc. Batista de Viana
Pr. Rogério Augusto de Paula Assoc. Batista Vale Rio Doce
Pr. Isack (portinho) Assoc. Batista Sul Litoral
Ir. Jonas Ferreira Barboza Assoc. Batista Guarapari
Pr. Elisaudo Rodrigues da Cunha Assoc. Batista Cariaciquense
Pr. Jurandir Assoc. Batista Nordeste
Pr. Isack Mariano Ass. VilaVelhense
Ir. Francisco Assoc. Batista Leste

Relação dos Membros do Conselho – CBEES 2016/2017

 

Anos Nome Igreja
1 ano Evaldo Carlos dos Santos PIB Praia da Costa
1 ano Gecy Mary Pereira IB Monte Sinai
1 ano Tiago Lopes PIB Campo Grande
1 ano Janderson Mota PIB Piuma
1 ano Adonias da Silva Junior TIB São Mateus
1 ano Lemim Vieira Lemos IB Praia do Canto
1 ano José Batista IB Campo Acima – Marataizes
2 anos Carlos Alberto Araujo PiB Flexal l
2 anos Luciano Estevam Gomes PIBARA
2 anos Washington Pereira Viana Pib Bento Ferreira
2 anos Rodinely Ataide IB Marechal Floriano
2 anos Marcos Mateus IB Alvorada
2 anos Zildo Nacimento Pib de Cachoeiro
2 anos Ismael Anderson TIB São Mateus
3 anos Wesley Cypriano Barcellos Pib em Viana
3 anos Welyngton herbst Lima PIB Conceição Do Castelo
3 anos Anselmo Rosario Da Silva IB Memorial de São Gabriel Da Palha
3 anos Elinton Xavier Kobi Sib de Laranjeiras
3 anos Rafael Simões Vaillant IB em Coroado
3 anos Marco Antônio De Moraes Congr. Santa Clara
3 anos João Brito Costa Nogueira IEBV